domingo, 29 de novembro de 2009

A Princesa e o Sapo - o novo filme Disney

"The Princess and the Frog", Walt Disney 2009

Quando se fala em filmes de desenhos animados da Disney, perspectiva-se qualidade e um sucesso de bilheteira. "The Princess and the Frog" é o novo filme de desenhos animados da Disney, criado com a técnica tradicional 2D, escrito e realizado por John Musker e Ron Clements. Esta deliciosa comédia musical, cuja banda sonora foi criada por Randy Newman, apresenta-nos uma versão irreverente e divertida do conto de fadas em que se inspirou ("A Princesa e o Sapo", dos irmãos Grimm).

Tiana, uma jovem afro-americana do Bairro Francês de Nova Orleães, cuja ambição é montar um restaurante e tornar-se rica, encontra um dia Naveem de Maldonia, um príncipe encantado em sapo, que a confunde com uma princesa, pedindo-lhe um beijo. Tiana, relutantemente beija o sapo, pensando que assim lhe devolveria a forma humana... engano dela; por não ser uma princesa, a jovem transforma-se também em sapo. A partir daqui começam as aventuras e desventuras delirantes vividas pelos dois, num esforço conjunto por quebrar tão teimoso e surpreendente feitiço, lançado pelo maligno Dr. Facilier, feiticeiro Vudu.

A personagem de Tiana é interpretada pela cantora Anika Noni Rose, cabendo as restantes interpretações a Oprah Winfrey (Eudora, a mãe de Tiana), Bruno Campos (Naveem), Keith David (Dr. Facilier), Jenifer Lewis (Mama Odie, Feiticeira Branca do Bayou, a "Fada-Madrinha" de Tiana), Jim Cummings (Ray, um pirilampo apaixonado), John Goodman (Eli "Big Daddy" la Bouff, pai da melhor amiga de Tiana), e a Michael-Leon Wooley (Louis, um amistoso jacaré, músico de jazz que toca trompete), entre outros.

Fica aqui o trailer do filme (2:23 min.) que estreia esta semana nos Estados Unidos da América e que só em Fevereiro teremos a possibilidade de ver em Portugal (basta clicar na imagem):

Em desenhos animados, a afro-americana Tiana junta-se à Galeria de Princesas Disney, da qual fazem parte a oriental Yasmin (Aladdin), a índia Pocahontas e a chinesa Mulan.

No entanto, ao contrário do que se possa pensar, não é a primeira vez que a Disney apresenta uma princesa negra, afro-americana - no remake de 1997 do musical para tv "Cinderella" (de Rodgers & Hammerstein II, 1957), produzido para a Disney, Cinderela era interpretada pela actriz afro-americana Brandy.

Abaixo podem-se ver alguns minutos desta comédia musical, basta clicar na imagem.

Sem comentários:

Enviar um comentário