segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Abert Barillé (1921-2009)

Quem não se lembra do sábio Maestro, que nos maravilhava com o seu saber na série de televisão "Era uma Vez... o Homem", anunciada ao som de um excerto da majestosa Toccata e Fuga em Ré Menor BWV - 565, de Johann Sebastian Bach?

Albert Barillé, filósofo, autor de peças de teatro e de documentários médicos, foi o autor, argumentista, cartoonista, realizador e produtor da célebre série televisiva da FR3 "Era uma vez... o Homem", de 1979, a que se seguiu, em 1982,"Era uma vez... o Espaço"; em 1986, "Era uma vez... a Vida"; em 1991, "Era uma vez... as Américas"; em 1994 "Era uma vez... os Descobridores"; em 1997, "Era uma vez... os Exploradores"; em 2007, "Era uma vez... a Música"; e em 2008, "Era uma vez... a nossa Terra". As séries "Era uma vez...", à excepção das duas últimas, foram exportadas para mais de 120 países. A série "Era uma vez... o Homem" foi galardoada com o Prémio Soleil d'Or (Melhor Emissão para a Juventude) e "Era uma vez... a Vida" recebeu o Prémio Sept d'Or (Melhor Emissão para a Juventude) e, pelo conjunto da sua obra, Albert Barillé recebeu a Medaille de Vermeil de la Création Française.

O seu primeiro grande êxito foi em 1974, com a produção da série de marionetas animadas "As Aventuras do Ursinho Calargol" ("...que canta em Fá e em Sol"), criado nos anos de 1950 pela escritora francesa Olga Pouchine. Para a realização desta série, em produção independente, pediu a colaboração do estúdio de animação polaco SE-MA-FOR e contratou o artista animador polaco Tadeusz Wilkosz.

Albert Barillé fundou o Estúdio PROCIDIS que iria produzir todas as suas séries. Os vídeo-clips das séries podem ser vistos no site do estúdio:

http://www.procidis.com/gb/debut.html

Em 2001 produziu "Zooriginaux" (em inglês: "Wild Instinct"), em que os animais do Zoo se mostram muito sofisticados, fora dos olhares humanos:

http://www.ipexview.com/solution/videos/Procidis/Wild_Instinct/658/

A sua última série, de 2008, "Era uma vez... a nossa Terra" (em sensibilização para a protecção do Meio Ambiente), está a ser transmitida pela France3 e Gulli.

Albert Barillé criou desenhos animados originais, europeus, com uma finalidade pedagógica, para além da lúdica, tornando acessíveis às crianças e jovens conhecimentos sobre a História, a Ciência e a Filosofia, deixando um legado pedagógico e afectivo inestimável.

A sua mensagem para pais e educadores:

"Façam as nossas crianças querer saber, despertem a sua curiosidade. Tratem-nas igualmente como pessoas por direito próprio, que compreendem muito mais do que os adultos crêem. Elas tornar-se-ão mais fortes e ser-vos-ão gratas por isso."

Faleceu a 11 de Fevereiro em Neuilly.

Sem comentários:

Enviar um comentário